Receita de Lembas

Receita escrita por Helen "Elfa" Sousa, que mesmo fora do país é membro sempre presente na Toca!

--

Gostaria de advertir que na época que fiz essas lembas, eu não estava com a mentalidade que estou hoje. Não me sinto confortável em indicar uma receita com ingredientes de origem animal, pois não quero incentivar o consumo dos mesmos. Então tentarei o mais rápido possível fazer umas lembas veganas para passar a receita a vocês. Existem algumas se googlarmos, porém não gosto de passar receita que não testei empiricamente. No entanto, deixarei entre parênteses os substitutos de origem vegetal, e garanto que a receita ficará igual ou mais gostosa se você tentar!

As Lembas que fiz para o Encontrão da Toca Bahia de 2013, com a Ajuda de Fernanda Teles, foi feita assim:

INGREDIENTES

  • 3 ovos
  • 1 xícara de mel
  • Raspas de casca de laranja
  • 1 xícara de amêndoa (pode ser castanha ou nozes também, ou um pouco de tudo)
  • 4 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 2 xícaras de farinha de trigo com fermento
  • 1 xícara de aveia (se não quiser, pode colocar mais uma xícara de farinha de trigo no lugar)
  • Folhas do seu agrado para embrulhar as lembinhas, e barbante ou fitinhas para amarras as folhinhas.

INGREDIENTES SUBSTITUTOS PARA LEMBAS VEGANA

Ovo: cada ovo pode ser substituído por 1 colher de sopa de semente de chia ou de linhaça. Para cada colher de sopa de semente, 3 colheres de sopa de água. você pode bater no liquidificador, ou então deixar descansando 20 minutos e dar uma mexida, vai ficar tipo um gelzinho (é uma opção legal para deixar as lembas com uma cara melhor, devido as sementinhas inteiras).

Mel: melado de cana (é até mais barato!), óleo de coco ou geleia de sua preferência. mesma quantidade!

Manteiga: azeite, óleos ou margarina. mesma quantidade.

MODO DE PREPARO

  1. Coloque a trilha sonora das cenas élficas para tocar.
  2. Ligue o forno em fogo médio, para que esteja pré aquecido quando chegar a hora de colocar as Lembas.
  3. Bata as amêndos. Se seu liquidificador aguentar, use-o. Bata as amêndoas até que estejam pedacinhos pequenos.  Amêndoas são duras, cuidado para não quebrar seu liquidificador! Se forem castanhas ou nozes, será mais fácil. Eu usei apenas amêndoas. Para quebrá-las, usei um pilão, como uma boa baiana. Ficaram pedacinhos maiores e menores, mas assim é bom! Advertência: cansa.
  4. Raspe a casca de laranja. Pode colocar muito mesmo, porque o gosto some se colocar um pouquinho. Vá sem medo, se aplique na casca de laranja. Acabei usando casca de 3 laranjas. Faz um suquinho depois e bebe! Importante que sejam raspas e não pedaços, pois como vai ao forno, se os pedaços da casca estiverem grandes, vai queimar e ficar com gosto ruim.
  5. Mexa os ovos: Em uma xícara ou potinho, coloque os ovos. Misture com um garfo até ficar homogêneo, amarelo clarinho (se forem as sementes, não precisa fazer nada, além do já citado).
  6. Misture os ingredientes secos:  Em um recipiente, coloque todos os ingredientes "secos", ou seja, a farinha de trigo e aveia, as amêndoas e as raspas de laranja e mexa até misturar tudo. Faça um buraco no meio e adicione os ovos (ou substituto), o mel (ou substituto) e a manteiga (ou substituto). Misture tudo até ficar uma massa que lembra massa de pão. Ela tem que ficar descolando do recipiente, apesar de ainda um pouco pegajosa.  Se tiver muito pegajoso, adicione mais um pouco de farinha e mexa até dar o ponto.

lembras_massa

  1. Abra a massa: O próximo passo é achar uma superfície limpa, colocar um pouco de farinha nela, e "abrir" a massa. Amasse a massa com um rolo ou com as mãos até ficar com um dedo de altura. Com uma faca grande e afiada (peixeira), corte em quadradinhos de 4X4 dedos. Repita até acabar a massa.
  2. Toque final: Faça com a faca uma pressão  transversal de uma ponta a outra do quadrado, para formar uma "dobrinha".
  3. Coloque para assar: Coloque em uma bandeja forrada com papel manteiga, ou untada, com afastamento de 2 dedos entre eles.  Coloque no forno e eu não sei quanto tempo leva. Forno é um bichinho muito genioso, que varia muito de casa para casa. Tente colocar as lembas para assar não muito perto do fogo, porque se não vai assar mais em baixo que em cima. Deixe uns 20 a 25 minutos, e abra para ver. Faça o teste do palito ou ponta de faca: enfia em uma das lembas, se quando tirar estiver "sequinho", está bom. É melhor cozinhar mais do que menos, antes crocante do que crua, né? Vai no bom senso e no olhômetro.

36504_3116552690213_222949856_n

FOLHINHAS PARA ENROLAR

Enquanto estiver assando, prepare as folhas que você vai embalar as lembas. Se você for comer no mesmo dia, em pouco tempo, pode usar folhas de couve. Se for demorar, não use, porque fica com gosto ruim, e murcha, é horrível.  Eu usei papel de guardanapo verde escuros que encontrei em loja de festa, pois só iria servir as lembas na noite do dia seguinte. Quando estiver pronta, tire do forno e deixe esfriando. Então embale as lembinhas. Com o guardanapo nós abrimos a folhinha, colocamos as lembas no centro, fechamos as pontas como se fosse um envelopinho e amarramos com uma fitinha, parecendo um pacotinho de presente.

bem-casados

Pronto! vocês tem seu pão élfico, que uma mordida apenas pode saciar um homem adulto. 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *