Quaresmal Tolkien #32

Até o QT#31, tivemos a intenção de mostrar como grupos musicais de todos os cantos do mundo já se inspiraram na obra de Tolkien para suas composições, por isso cada dia foi apresentado um grupo de um país diferente, dando prioridade também para alguns – não todos – pouco conhecidos, ao menos pelas bandas de cá da Bahia. Dado como cumprida essa missão, esses últimos nove QTs mostrarão trabalhos mais conhecidos ou repetirão países que já foram representados nalgum dos 31 dias anteriores e este é o caso de hoje em que voltamos a um representante do Brasil – a outra banda brasileira já apresentada foi Lothlöryen no QT#09.

meninos do morumbi

Os Meninos do Morumbi é uma associação fundada em 1996 pelo músico Flavio Pimenta, que através desta iniciativa propõe agregar valores e cultura aos jovens tendo como ferramenta o ensino da música, aulas de idiomas e outras atividades.

A música de hoje chama-se Namariê, ela está no álbum Os Meninos do Morumbi, de 2006. Como já mencionado no QT#13, em que foi apresentado um poema homônimo escrito por Tolkien (Namarië), esta palavra, do quenya, é uma expressão de cumprimento, a qual Pimenta aproximou para a cultura brasileira como "axé".

À primeira vista, a letra da música me fez acreditar ser escrita nalguma língua de matriz africana e pela forma como é entoada, e ao som dos tambores, talvez essa tenha sido mesmo a sua intenção. Em seguida, e não sei por que, suspeitei acertadamente que fosse uma língua tolkieniana, dei uma pesquisada nos manuais do Curso de Quenya, mas como ninguém aprende uma língua em uma hora, só traduzi parcamente a primeira linha da música: "yula nabi namariê", "comida sempre cai bem" – espero que o autor se ressinta desta tradução horrível e entre em contato comigo, pois não consegui falar com ele e uma entrevista com um músico que escreve em quenya não é sempre que a gente consegue. =D

Letra:

Namariê (Axé Novo)

Namariê, yula nabi namariê,
yula nabi namariê, yula nabi namariê,
namariê, namariê, namariê yula nabi
Namariê (bis 2x)
Tikalama, tikalama, tikalama,
Tikalama, tikalama tikalamati
Tikalama... Tikalama...
Tikalama

--

Participe do Quaresmal Tolkien, comente nas publicações enviando sua sugestão de músicas pra gente.

Curtam a fan page da TOCA-BA no Facebook e entrem no nosso grupo TOCA-BA | Conselho Branco para receber atualizações desta e de outras programações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *